A hospedagem gerenciada é utilizada por boa parte dos sites da internet e tem como característica principal a facilidade na administração do serviço.
Existem diversos tipos de hospedagem de site, tais como VPS, Dedicada e Cloud. Esses serviços têm em comum a necessidade do gerenciamento ser realizado por um profissional especializado.
Por esse motivo, as empresas de hospedagem oferecem a hospedagem gerenciada, que é um tipo de serviço voltado para quem não tem muito conhecimento em administração de servidores de hospedagem web.
A diferença é, basicamente, quem será o responsável por administrar o servidor. Pode parecer um detalhe pequeno, mas na hora de contratar uma hospedagem de site poucas pessoas olham para isso.
É aí que começam os problemas, pois ao contratar a hospedagem de site que não atende suas necessidades, pode acarretar em sérios problemas, que prejudicam seu site e pode resultar em perdas financeiras para seu negócio.
A pessoa responsável por administrar o servidor do seu site deve ter conhecimento técnico para garantir a segurança, velocidade e performance do servidor. É por isso que o gerenciamento do servidor deve ficar a cargo de um profissional habilitado para isso.
O que é hospedagem gerenciada?
A hospedagem gerenciada é um tipo de serviço que inclui, além do aluguel do servidor, o gerenciamento do mesmo, que é feito por um profissional da empresa de hospedagem. Ele se encarrega de fazer atualizações periódicas, resolver problemas e garantir a segurança do serviço.
De forma resumida, a hospedagem gerenciada garante a tranquilidade do cliente ao deixar a cargo da empresa de hospedagem as rotinas administrativas e correções necessárias para o correto funcionamento do servidor.
O seu site ou aplicação só tem a ganhar ao utilizar uma hospedagem gerenciada, visto que administrar um servidor de hospedagem é uma tarefa complexa que exige conhecimento técnico.
Tipos de hospedagem gerenciada
As hospedagens gerenciadas se dividem em dois tipos:
Gerenciamento ativo: O servidor é monitorado 24 horas por dia e, quando um problema é identificado, a equipe da empresa de hospedagem trabalha para resolver o problema, sem a necessidade do cliente solicitar o conserto.
Gerenciamento passivo: A solução de erros e problemas ocorre apenas quando detectado pelo cliente. Ou seja, é preciso entrar em contato com o suporte para que eles comecem a trabalhar numa solução para o problema.
Diferença entre hospedagem gerenciada e não-gerenciada
É importante conhecer as diferenças entre hospedagem gerenciada e não-gerenciada. Essa confusão entre estes dois tipos de serviço pode fazer com que o consumidor deixe de exigir seus direitos ou até exija direitos que não tem.
A diferença principal é que na hospedagem gerenciada, a empresa de hospedagem é responsável por resolver os problemas que venham a ocorrer com o servidor. Caso o servidor deixe de funcionar por algum problema de configuração, por exemplo, basta abrir um ticket ou entrar em contato com o suporte que eles resolvem o problema.
Agora, no caso de uma hospedagem não-gerenciada, o cliente é o responsável por resolver os problemas do servidor (exceto problemas de hardware e rede). Isso exige conhecimento técnico por parte do cliente, algo que não é muito comum.
Por esse motivo, a hospedagem não-gerenciada deve ser contratada apenas por quem sabe administrar um servidor web.
Mas é importante ressaltar que, mesmo na hospedagem gerenciada, a empresa de hospedagem pode ter responsabilidade limitada. Por esse motivo, leia o contrato de prestação de serviço para garantir que o gerenciamento oferecido pela empresa atende as necessidades de sua aplicação ou site.
Quando usar a hospedagem gerenciada
Se você não sabe administrar um servidor de hospedagem ou deseja focar exclusivamente em seu site, os serviços de hospedagem gerenciadas são ideais para você.
Desse modo, você pode deixar o gerenciamento por conta da empresa de hospedagem de sites e não precisará se preocupar com isso. Ao contratar um serviço como hospedagem dedicada gerenciada ou hospedagem VPS gerenciada o valor final pode aumentar significativamente, mas terá a vantagem de poder investir mais tempo em seu site.
Caso ocorra algum problema com o serviço, não precisa esquentar a cabeça, basta entrar em contato com a empresa que eles devem resolver rapidamente. As empresas de hospedagem de sites costumam ter um pessoal para oferecer suporte dedicado, 24 horas por dia, para atender as demandas dos clientes.
Portanto, na hospedagem gerenciada o cliente paga mais caro, porém, é a melhor hospedagem de site, pois permite ao cliente ficar tranquilo em relação ao gerenciamento do servidor e pode contar com a ajuda do pessoal do suporte técnico.
Como contratar uma hospedagem gerenciada
No momento de contratar uma hospedagem VPS, cloud ou dedicada, verifique se a mesma oferece o serviço de gerenciamento do servidor.
Quando for exibido o termo “gerenciada” depois do nome do serviço (por exemplo: hospedagem dedicada gerenciada ou hospedagem VPS gerenciada) é um indicativo que a empresa de hospedagem de sites cuida do gerenciamento do servidor para você (mas é importante ler o contrato!).
Quando não há nenhuma menção ao serviço “gerenciado” pode significar que ele não está incluso na hospedagem. De qualquer forma, é importante ler o contrato para saber o que está incluso no “gerenciamento” do servidor.
Você também pode contratar um profissional de sua confiança para fazer o gerenciamento do servidor, mas neste caso fica diretamente dependente de uma pessoa para resolver qualquer problema que possa surgir.
E no caso desta pessoa não estar disponível você acaba ficando na mão. Por isso, dê preferência a empresas de confiança que oferecem o gerenciamento, pois numa empresa sempre terá alguém disponível para resolver os problemas (pelo menos sempre deveria ter!).